21/09/2017 às 21h52min - Atualizada em 21/09/2017 às 21h52min

Inatel: Projeto desenvolvido por ex-alunos ganha prêmio internacional e é continuado

Site Inatel

Um projeto desenvolvido por ex-alunos do Inatel, o Automatic Guided Vehicle (AGV), também conhecido como veículo autoguiado, foi premiado duas vezes neste ano nos concursos de inovação promovidos pela empresa Delphi Automotive System. O projeto ganhou o prêmio regional Lean Award 2017 e o prêmio global I&CIM Global Project Excellence Award.

Os trabalhos do AVG foram iniciados em janeiro de 2016, até então por alunos do Inatel que cursavam o 10º período de engenharia de Controle e Automação do Inatel, Bruno Palazi de Assis e José Lucas de Lima Pereira, que desenvolveram um robô capaz de agilizar parte dos trabalhos de um setor da empresa Delphi do Brasil - unidade Paraisópolis, onde realizavam estágio.

Após o projeto virar realidade e do sucesso do novo equipamento ele foi indicado pela unidade de Paraisópolis às várias premiações globais da empresa, como também foi sugerido para participar de títulos de inovação desde 2016.

Atualmente o estudante do 10º período do curso de engenharia de Controle e Automação do Inatel e estagiário da Delphi, João Marcos Alves Gonçalves está à frente deste projeto que se tornou uma referência para outras unidades da empresa espalhadas pelo mundo. “Foi muito prazeroso poder participar do projeto, pois pude colocar em prática muitos conhecimentos que foram adquiridos dentro do Inatel e ainda poder mostrar o quanto a instituição prepara seus alunos para o mercado de trabalho”, comentou João.

De acordo com o estudante a expectativa é dar continuidade ao projeto. “Em dezembro deste ano irei finalizar a construção de mais dois AGV's. Minha expectativa para o equipamento é que o mesmo tenha uma boa durabilidade, que necessite de pouca manutenção, seja robusto e consiga atender todas as necessidades para o qual foi projetado durante os dois turnos que a fábrica atua”, completou.


 

Utilizando os ensinamentos adquiridos durante a graduação, os ex-alunos, com apoio do supervisor, o engenheiro e também ex-aluno do Inatel André Rebello, desenvolveram o AVG. Esse equipamento é uma tecnologia utilizada para o transporte de diferentes materiais sendo sua principal função o abastecimento das linhas de produção.

O equipamento consiste em um veículo elétrico programado, guiado por sensores ópticos sobre uma linha, sendo autônoma sua locomoção. Ele é alimentado por baterias, o que lhe permite trabalhar 24 horas por dia, sendo muito mais eficiente do que equipamentos manuais com intervenção humana.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual desses nomes deveria ser o próximo prefeito de Itajubá/MG

40.1%
18.3%
24.8%
4.3%
12.6%