17/09/2017 às 09h38min - Atualizada em 17/09/2017 às 09h38min

Equipe Black Bee Drones da Unifei ganha prêmio nos EUA

site Unifei

A equipe Black Bee Drones foi vencedora da “I.D.E.A.” (Innovative Drone Exploration and Application Competition), uma competição mundial que tem como objetivo fornecer uma plataforma para compartilhar ideias e pesquisas relacionadas ao projeto, utilização e aplicações de sistemas aéreos autônomos, e é organizada pela AIAA (The American Institute of Aeronautics and Astronautics).

 Entre projetos do mundo todo, o da Black Bee foi um dos três ganhadores e a equipe foi convidada para se apresentar na Drone World Expo, considerada a maior feira de drones do mundo, que acontecerá nos dias 3 e 4 de outubro, em San Jose, nos EUA, e terá a presença de membros da Nasa, Uber Elevate, GE Beyond, Airbus, Facebook, Ford, entre outros.

 Durante a competição, a equipe passou por duas fases eliminatórias. Na primeira deveria submeter um Abstract que tivesse todo o conhecimento técnico envolvido, os resultados obtidos e os esperados com o desenvolvimento do projeto. Esta fase era aberta, então projetos e empresas de qualquer lugar do mundo poderiam se inscrever.

 Foram selecionadas as propostas mais promissoras para a segunda fase cujo desafio era enviar uma apresentação de slides explicando melhor toda a técnica envolvida, incluindo desenvolvimento dos códigos de visão computacional e inteligência artificial, o processo de construção da estrutura do veículo, da capacidade técnica e know-how da equipe e um cronograma de como o projeto seria desenvolvido.

 A AIAA tem como costume reconhecer o trabalho de empresas e projetos de alto impacto tecnológico no setor aeroespacial, incluindo nomes como Airbus e Nasa. Com esse prêmio, a Black Bee dá mais um importante passo em busca de sua internacionalização, mostrando cada vez mais o potencial tecnológico do Brasil e sua força no cenário mundial. Todas as apresentações foram analisadas segundo os parâmetros de qualidade do material apresentado, viabilidade do projeto, inovação, impacto social e tecnológico.

 Entre os dias 18 e 22 de setembro a Black Bee estará em Toulouse, na França, para disputar a IMAV (International Micro Air Vehicle Conference and Flight Competition), o campeonato mundial de drones inteligentes. A equipe, que desenvolve drones autônomos desde 2015, já participou da competição outras duas vezes, na China e na Alemanha. Nesta última, conquistou a 3ª colocação.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual desses nomes deveria ser o próximo prefeito de Itajubá/MG

40.4%
18.3%
24.5%
4.4%
12.4%