04/08/2019 às 18h30min - Atualizada em 04/08/2019 às 18h30min

Tese de doutorado sobre operação em paralelo de máquinas elétricas serve de base para efetivação de projeto realizado pela Unifei e Petrobras

Unifei

Vinicius Zimmermann Silva, à esquerda, aluno de doutorado em Engenharia Elétrica, ao lado de seu orientador, o professor Ângelo Rezek.

 

 O discente Vinicius Zimmermann Silva, que cursa doutorado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), está desenvolvendo a tese “Analysis of Synchronous and Induction Generators in Parallel Operation Mode in an Isolated Electric System” – em Português, “Análise da Operação em Paralelo de Geradores Síncronos e de Indução em um Sistema Elétrico Isolado”. O trabalho está sendo realizado sob a orientação de Ângelo José Junqueira Rezek, professor voluntário no Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE) da Unifei.

 A tese aborda a operação em paralelo de máquina síncrona e máquina de indução, visando a avaliação deste novo arranjo nos sistemas de geração elétrica para plataformas marítimas de petróleo.´

 Vinicius Zimmermann Silva é graduado em Engenharia Elétrica na então Escola Federal de Engenharia de Itajubá (Efei), em 1998. Concluiu seu curso de mestrado na Unifei em 2004 e o de Master of Business Adminstration (MBA) na Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2011. Trabalhou nas empresas Alstom, por seis anos, e Furnas, por quase um ano. Atua na Petrobras desde 2005, estando na fase final de seu doutorado na Unifei.

 O estudo realizado apresenta experimentos simples e inovadores, bem como outros mais detalhados, com a análise de geradores de indução e síncronos em modo de operação em paralelo, bem como estudos de transientes. O trabalho traz conceitos relevantes em aplicações de máquinas elétricas para que haja um amplo entendimento sobre novas formas de controle e operação.

Base para projeto

 De acordo com Vinicius, a referida tese em curso foi uma das bases consideradas para efetivação do projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) “Topologia Alternativa para Geração Elétrica em Unidades Estacionárias de Produção com uso Simultâneo de Geradores Síncronos e de Indução”, o qual é realizado em parceria entre Unifei, Petrobras e a Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria (Fupai).

 O orientador da tese citada, professor Ângelo Rezek, comentou sobre este projeto que envolve as três instituições. “Como benefício amplo à sociedade, o projeto, coordenado pelo professor José Maria de Carvalho Filho, também do ISEE, contempla a interação entre empresa e universidade”, disse o docente.

 Segundo Rezek, “as participações imprescindíveis de alunos, professores, funcionários e demais pesquisadores em geral se constituem em aspectos muito favoráveis para que os benefícios à sociedade, os quais são missões nobres das instituições de ensino, pesquisa e extensão, sejam alavancados. Estas interações são, portanto, muito benéficas para as instituições participantes, citam-se, por exemplo, as universidades em geral, ressaltando-se que a Unifei sempre abraçou estas parcerias”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual desses nomes deveria ser o próximo prefeito de Itajubá/MG

39.6%
18.1%
26.2%
4.1%
12.1%