26/07/2019 às 07h48min - Atualizada em 26/07/2019 às 07h48min

3ª edição da Competição Fórmula Drone será realizada no primeiro final de semana de agosto

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

A Competição Fórmula Drone já tem data marcada para acontecer: será de 2 a 4 de agosto de 2019, no complexo esportivo da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). O evento envolve estudantes e professores do ensino profissional técnico de nível médio, com o objetivo de estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia de Sistemas aplicada a aeronaves de asas rotativas rádio controladas. Esta edição da Competição contou com 41 equipes inscritas, totalizando 502 concorrentes de todo o Brasil.

As equipes representam escolas técnicas, de vários estados brasileiros. O número de equipes, recorde para competições promovidas pela SAE BRASIL em sua terceira edição, reflete o grande interesse e a atração gerados pelo Projeto Fórmula Drone na comunidade do ensino técnico profissional de nível médio em todo o Brasil e permite antever uma competição marcada pela qualidade e competitividade.

O Projeto Fórmula Drone conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e tem como patrocinadores as empresas AEL Sistemas e Avibras Indústria Aeroespacial. Conta, também, com o apoio da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), da Prefeitura Municipal de Itajubá (PMI) e do International Council of Aeronautical Sciences (ICAS).

 

Sobre o Programa

O Projeto SAE BRASIL Fórmula Drone é um programa de natureza educacional a cargo da SAE BRASIL – Sociedade Brasileira da Tecnologia da Mobilidade, uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial. O objetivo é estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia de sistemas aplicada à operação de aeronaves de asas rotativas tipo drone, por parte de estudantes e professores do ensino profissional técnico de nível médio, através de aplicações práticas e da competição entre equipes, oriundas de escolas técnicas de todo o Brasil, públicas e privadas.

Equipes integradas por até 15 alunos, supervisionadas por um professor da instituição que representam, desenvolvem sistemas instalados a bordo de drones, visando o cumprimento de tarefas (ou missões) que constituem o desafio técnico da competição, segundo requisitos detalhados no regulamento.

Programação

Evento Local Dia Horário
Recepção às Equipes Saguão térreo do prédio da Reitoria 1 ago 14h – 17h
Cerimônia de Abertura Saguão térreo do prédio da Reitoria 2 ago 09h – 09h15
“Show Room” Saguão 1º. piso  do prédio da Reitoria 2 ago 08h – 16h
Apresentações Orais Salas do prédio do Instituto de Recursos Naturais (IRN) 2 ago 09h30 – 16h
Competição de Voo Complexo Esportivo da UNIFEI 3-4 ago 08h – 17h
Cerimônia de Premiação Saguão térreo do prédio da Reitoria 4 ago 18h30 – 19h30

Para mais informações sobre a Competição Fórmula Drone SAE BRASIL, acesse ao site www.saebrasil.org.br, ou entre em contato pelo telefone (11) 3287-2033 – Ramal 129 ou pelo e-mail: formuladrone@saebrasil.org.br.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual desses nomes deveria ser o próximo prefeito de Itajubá/MG

39.6%
18.1%
26.2%
4.1%
12.1%