14/06/2019 às 09h21min - Atualizada em 14/06/2019 às 09h21min

Programa Idiomas sem Fronteiras da Unifei atrai diversos alunos para a aprendizagem e o desenvolvimento de línguas

Unifei

O NucLi-IsF ganhou força no ano de 2018 com diversas inscrições para o curso de línguas e para os testes de proficiência.

As aulas oferecidas pelo IsF são presenciais ou online e totalmente gratuitas para alunos, professores e servidores da Unifei.

O IsF realiza suas atividades no Centro de Educação (Ceduc) da Unifei e atende a comunidade acadêmica em geral, bem como professores de línguas das redes municipal e estadual da Educação Básica.

 As atividades do Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (NucLi-IsF) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) tiveram início no ano de 2016. Inicialmente, o programa era conhecido como Inglês sem Fronteiras, uma vez que era voltado somente para o ensino de língua inglesa. Atualmente, o IsF conta também com as aulas de Português para estrangeiros, voltadas aos alunos intercambistas da Unifei.

 No ano de 2018, o NucLi-IsF teve um crescimento importante em suas ações e em sua inserção na comunidade acadêmica, visto que o programa era desconhecido ainda por grande parte da comunidade Unifei, e passou a apresentar uma ocupação igual ou superior a 80% nas ofertas de turmas presenciais.

 O IsF foi criado em 2012 por um grupo de especialistas em línguas estrangeiras, a pedido da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), para auxiliar estudantes de nível superior a terem acesso aos programas de mobilidade ofertados pelo Governo Federal. O Programa tornou-se uma importante iniciativa para auxiliar no processo de internacionalização e contribuir para o desenvolvimento de uma política linguística nas universidades brasileiras, além de promover residência docente para os futuros profissionais do ensino de línguas estrangeiras.

 Segundo a coordenadora institucional do IsF na Unifei, professora Alessandra Rodrigues, do Instituto de Física e Química (IFQ)/Ceduc, o IsF busca fazer um trabalho de desenvolvimento da proficiência linguística e contribuir com os processos de internacionalização da Universidade. “Além disso, o IsF é um programa de formação e capacitação de professores de línguas, com prioridade para os estudantes dos cursos de Letras, e também gerencia a aplicação do teste de proficiência Toefl, de Inglês como língua estrangeira, exigido tanto para intercâmbios quanto nos programas de pós-graduação”, disse a coordenadora.

 Alessandra entende que com o programa é possível democratizar o ensino de línguas, uma vez que são ofertadas aulas presenciais ou online gratuitas para alunos, servidores e professores da Unifei.

Para ela, após a mudança da secretaria do IsF para o prédio do Centro de Educação (Ceduc) da Unifei, o acesso dos alunos para esclarecimento de dúvidas, inscrições, atendimento e monitorias foi facilitado. “Neste ano, o IsF passou a oferecer também o curso de Inglês presencial para professores de línguas das redes públicas municipal e estadual como forma de articulação da Universidade com a Educação Básica, contribuindo para a formação desses docentes”, detalhou a coordenadora.

IsF e contingenciamento de recursos

 Segundo a professora Alessandra, os cortes feitos pelo Governo Federal ao Programa Idiomas sem Fronteiras atingiram diretamente o NucLi-IsF Unifei e terão impacto nas atividades. “Entretanto, considerando a importância do Programa e o crescimento significativo de suas ações em 2018, bem como os efeitos positivos para toda a comunidade acadêmica, visíveis nos números e nos depoimentos de alunos que estão sendo veiculados na internet, a Unifei manterá, até o final de 2019, cerca de 50% das atividades do NucLi”, disse a docente.

 A coordenadora informou que das nove turmas presenciais de Inglês, serão mantidas quatro, além da turma de Português como Língua Estrangeira, e pediu a colaboração dos públicos interessados: “Contamos com o apoio da comunidade na campanha #FicaIsF nas redes sociais, no sentido de sensibilizar o Governo Federal para a importância do programa”.

Mais informações

 Para saber mais sobre o Programa IsF, entre em contato pelo e-mail isf.unifei@gmail.com ou acesse os links:

https://www.facebook.com/Idiomas-Sem-Fronteiras-Unifei-1653376974928490/

http://isf.mec.gov.br/.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual desses nomes deveria ser o próximo prefeito de Itajubá/MG

40.1%
18.3%
24.8%
4.3%
12.6%