11/06/2019 às 12h11min - Atualizada em 11/06/2019 às 12h11min

Matrículas de aprovados no Sisu vão até dia 17

HOJE EM DIA

Os aprovados na segunda etapa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, já podem separar a documentação e conferir horário e local de matrícula. A partir desta quarta-feira (12), as secretarias das universidades começam a receber os selecionados e dar boas-vindas aos novos estudantes. O prazo termina em 17 de junho. Lista com os nomes dos selecionados foi divulgada nessa segunda no site oficial do programa.

Figurar entre esses candidatos é sinônimo de alívio para Pedro Andrade, de 20 anos. O jovem foi informado por familiares e amigos que passou em medicina na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), instituição que registrou uma das notas de corte mais altas do país.

“Foi muito tempo estudando. Estou até sem reação”, contou ele, que pretende fazer a matrícula o quanto antes para evitar qualquer problema com a documentação necessária. 

O sonho de Pedro de entrar para a faculdade também é o de pelo menos 87 mil mineiros que se inscreveram para “brigar” pelas 8,4 mil vagas disponíveis no Estado. Segundo o Ministério da Educação (MEC), Minas é a segunda federação com o maior número de inscrições e vagas ofertadas, atrás do Rio de Janeiro e na frente da Bahia.

Os dados nacionais da pasta mostram, inclusive, que houve aumento de 24% de inscrições nos cursos, na comparação com a mesma edição no ano passado, sendo que cada estudante pode se candidatar a duas opções. As estatísticas ainda mostram alta de 25% no número de pessoas que se cadastraram.

Lista de espera

Quem fez a inscrição, mas não foi selecionado para essa segunda edição do programa, ainda tem mais uma chance. Está aberta, a partir de hoje, uma lista de espera para que os candidatos que não foram convocados possam manifestar interesse em alguma das vagas no momento da inscrição.

A lista também ficará aberta até o dia 17. A convocação dos remanescentes deve ocorrer após o dia 19. A orientação dada pelo MEC é que os candidatos fiquem atentos às convocações feitas pela própria instituição de ensino, uma vez que cabe a elas a seleção.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual desses nomes deveria ser o próximo prefeito de Itajubá/MG

40.1%
18.3%
24.8%
4.3%
12.6%