10/06/2019 às 15h39min - Atualizada em 10/06/2019 às 15h39min

Com rádio digital, batalhão de Itajubá tem menos crimes violentos

Evento marca entrega simbólica do novo sistema ao 56º BPM, que recebe viatura nesta segunda

Maria Paula Feichas

O 56º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Itajubá, é o primeiro do Sul de Minas com rede de rádio totalmente digitalizada e, no Estado registrou o terceiro menor índice de criminalidade violenta entre janeiro e abril.

O projeto do rádio digital foi possível Por uma emenda do deputado estadual Ulysses Gomes ao Orçamento do Estado, no valor de R$ 1,18 milhão, beneficiando 15 municípios. O novo sistema foi entregue simbolicamente nesta segunda-feira (10), às 11h, durante solenidade na sede do batalhão.

De acordo com dados do Centro Integrado de Informações de Defesa Social da Polícia Militar, o número de crimes violentos praticados na sede e nas 14 frações destacadas do batalhão durante os primeiros quatro meses de 2019 ficou 34,8% abaixo da meta para o período. Apenas as unidades sediadas em São Francisco (Norte de Minas) e São Lourenço (Sul) tiveram índices inferiores.

“O verdadeiro resultado não é a estatística, e sim a vida. Promovê-la, protegê-la e melhorá-la são os principais objetivos do nosso trabalho parlamentar, que, na região de Itajubá, tem como grande parceira a Polícia Militar. Juntos, conseguimos esse investimento que torna ainda melhor a ótima atuação do batalhão comandado pelo tenente-coronel André Coli”, ressalta Ulysses Gomes.

Segundo o comando do 56º BPM, a tecnologia da rede digital torna o trabalho do policial militar mais seguro e eficiente. A PMMG considera o sistema 100% confiável, pois a transmissão é criptografada, sem risco de interceptação. O novo sinal de rádio tem alcance, em média, cinco vezes maior que o antigo, além de melhor qualidade de som, agora limpo, sem ruídos.

A ampliação do alcance reduziu a necessidade de policiais em bases estratégicas, liberando grande parte do efetivo para o patrulhamento de vias públicas. Também integram o batalhão: Brazópolis, Consolação, Cristina, Delfim Moreira, Gonçalves Maria da Fé, Marmelópolis, Paraisópolis, Pedralva, Piranguçu, Piranguinho, São José do Alegre, Sapucaí Mirim e Wenceslau Braz.

 

Viatura para Itajubá

Na solenidade desta segunda-feira, Itajubá recebeu também uma viatura policial decorrente de emenda do deputado federal Odair Cunha ao Orçamento da União. O trabalho em parceria de Odair e Ulysses contemplou outros cinco municípios do Sul e Sudoeste de Minas com veículos destinados ao patrulhamento ostensivo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual desses nomes deveria ser o próximo prefeito de Itajubá/MG

40.1%
18.3%
24.8%
4.3%
12.5%