10/06/2019 às 13h44min - Atualizada em 10/06/2019 às 13h44min

Professor André Medeiros, da Unifei, recebe o título de Embaixador da Educação Financeira em Minas Gerais

UNIFEI SITE

O professor André Luiz Medeiros, da Unifei, recebeu o título de Embaixador da Educação Financeira em Minas Gerais, em Belo Horizonte – MG.

Placa recebida pelo professor André referente ao título de Embaixador da Educação Financeira em Minas Gerais.

O evento realizado na capital mineira incluiu a apresentação do projeto Educação Financeira nas Escolas, do Banco Central.

Durante o evento, foi promovido o Seminário de Encerramento do Curso de Capacitação em Educação Financeira para Professores.

No dia 23 de maio, o grupo Denarius realizou, na sala Mahle da Unifei, uma mesa redonda sobre bolsas de investimentos, durante a 4ª Semana de Educação Financeira para Itajubá e Região.

 O professor André Luiz Medeiros, diretor do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), recebeu o título de Embaixador da Educação Financeira em Minas Gerais durante a 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, de 20 a 26 de maio, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Belo Horizonte – MG.

 O evento incluiu a apresentação do projeto Educação Financeira nas Escolas, do Banco Central, e reuniu secretários municipais de Educação; superintendentes regionais de Ensino; gestores, diretores e professores do Ensino Fundamental e representantes de cooperativas financeiras de diferentes municípios – como o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Central Crediminas e Instituto Sicoob –, da Associação de Educação Financeira (AEF Brasil) e das universidades federais de Itajubá (Unifei), de Minas Gerais (UFMG) e de Viçosa (UFV), entre outros.

 Durante o evento, a AEF Brasil, a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) e a Unifei promoveram o Seminário de Encerramento do Curso de Capacitação em Educação Financeira para Professores da Educação Básica do Estado de Minas Gerais, com a apresentação dos projetos finais dos cursistas. Além do professor André, o seminário contou com a presença do professor José Arnaldo Barra Montevechi, também do IEPG, atual chefe de Gabinete da Reitoria da Universidade.

 O curso, que teve duração de oito meses, foi realizado à distância e teve a inscrição de 150 professores das 47 Superintendências de Ensino do Estado de Minas Gerais. Ele foi dividido em sete módulos, que englobaram desde conceitos básicos de como realizar compras em supermercado até conceitos de macroeconomia, apresentados em uma linguagem fácil para que os professores da rede estadual de ensino possam replicá-los em sala de aula com seus alunos.

 O professor André comentou sobre a homenagem. “Receber um título dessa envergadura é uma honra e também uma grande responsabilidade. É uma honra porque coroa um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Equipe Denarius – o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Financeira, que reúne professores, tutores, servidores e alunos de graduação e pós-graduação – desde 2015. Ou seja, o título traz uma motivação adicional para todos em função do reconhecimento do que estamos desenvolvendo”, afirmou o professor.

 Para André, o título recebido coloca a Unifei em destaque no cenário nacional, ao se tornar referência em um assunto de tamanha importância para a população. Segundo o professor, a educação financeira é um assunto que tem despertado cada vez mais interesse. “Com as mudanças econômicas por que o Brasil vem passando desde 1994, conhecer e dominar o tema será muito importante para o futuro da nossa população. Um fato que tem despertado cada dia mais interesse sobre educação financeira é a Reforma da Previdência, pois com ela, as pessoas passarão a serem responsáveis por suas próprias aposentadorias”, disse o professor.

 O docente informou que é oferecida na Unifei a disciplina PGY052 – Educação Financeira em parceria com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Ela é destinada ao público universitário da graduação dos dois campi na modalidade à distância. Ao final do curso, os estudantes ainda podem ser contemplados com bolsas para a Certificação CPA-10, que se destina a atestar que profissionais que desempenham junto ao público investidor atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento, diretamente em agências bancárias e em centrais de atendimento, têm conhecimento do mercado.

Sobre o Denarius

 Coordenado pelo professor André, o Denarius tem como missão ensinar, pesquisar e difundir conceitos de educação financeira, promovendo o progresso da ciência e melhorando a realidade econômica, financeira e social da comunidade.

 O grupo realiza diversos projetos, como o Drops Denarius de Economia e Finanças, voltado para a comunidade Unifei, com o objetivo de tratar de assuntos do dia a dia que se relacionam com a educação financeira de forma simples e descomplicada. E para o segundo semestre de 2019, está previsto o lançamento do curso de Especialização em Educação Financeira, à distância, que terá o objetivo de capacitar profissionais para lidar com o assunto como multiplicadores.

4ª Semana de Educação Financeira para Itajubá e Região

 No dia 23 de maio, o grupo Denarius realizou na Sala Mahle da Unifei uma mesa redonda com o tema “O dia a dia na bolsa de investimentos”, durante a 4ª Semana de Educação Financeira para Itajubá e Região, reunindo alunos de diversos cursos.

 Entre os participantes do evento estiveram os professores Moisés Diniz Vassallo e Victor Eduardo de Mello Valério, ambos do IEPG e membros da Denarius, e também o investidor Conrado Navarro, ex-aluno da Unifei e empresário no ramo de investimentos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual desses nomes deveria ser o próximo prefeito de Itajubá/MG

40.0%
18.4%
24.8%
4.2%
12.5%