05/06/2019 às 09h04min - Atualizada em 05/06/2019 às 09h04min

Litoral norte de SP tem quase três mil casos de dengue em 2019

G1 VALE
G1 VALE
As quatro cidades do litoral norte de São Paulo contabilizam 2.876 mil casos de dengue. A região já registrou quatro mortes pela doença e três cidades estão em estado de epidemia.

A cidade com o maior número de casos é Caraguatatuba, onde foram registrados 1.565 casos da doença desde o início do ano. Em situação de epidemia da doença desde abril, Caraguatatuba também é a cidade com maior número de mortes no litoral - ao todo, três pessoas morreram por dengue.

Para conter o avanço da doença, a gestão fez mutirões para limpeza de entulhos e promove visita casa a casa para eliminar possíveis criadouros. Depois do decreto de epidemia, no dia 18 de abril, a cidade colocou uma carreta para atendimento itinerante dos pacientes com a doença e diagnóstico de casos suspeitos.

A segunda cidade com maior número de casos no litoral é Ubatuba, com 814 pacientes diagnosticados com a doença. A Vigilância Epidemiológica decretou estado de epidemia no dia 15 de maio, cerca de um mês depois que a vizinha Caraguatatuba.

A última vez que Ubatuba havia sofrido com epidemia de dengue foi em 2015, quando quase cinco mil casos da doença foram registrados. A Vigilância informou que mantém as ações de combate aos criadouros devido ao alto nível de infestação do mosquito transmissor.

São Sebastião tem 374 casos de dengue confirmados e tem uma morte confirmada pela doença. Apesar disso, é a única cidade do litoral norte que não decretou estado de epidemia – a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que há epidemia quando um local registra ao menos 300 casos a cada 100 mil habitantes.

Já Ilhabela também informou que está em estado de epidemia de dengue, com 123 casos da doença.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual desses nomes deveria ser o próximo prefeito de Itajubá/MG

40.4%
18.3%
24.5%
4.4%
12.4%