31/05/2019 às 12h35min - Atualizada em 31/05/2019 às 12h35min

Programa Pibid – Unifei desenvolve ações de formação de professores junto a escolas estaduais de Itajubá

UNIFEI SITE

Alunos de Educação Básica visitam os laboratórios de Biologia e Química da Unifei.

Durante a visita aos laboratórios, os alunos realizaram atividade experimental.

Atividade de Matemática realizada em sala de aula pelos ‘pibidianos’ atuantes da Escola Estadual Barão do Rio Branco.

Atividade didática de construção de um modelo do DNA realizada pelos ‘pibidianos’ na Escola Estadual Silvério Sanches.

Transmissão ao vivo do anúncio da primeira imagem registrada de um Buraco Negro e debate realizado na Escola Estadual Antônio Rodrigues D’Oliveira.

 O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é uma iniciativa de formação inicial de professores criada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), e que pretende desenvolver a formação de professores para atuarem na Educação Básica a partir do princípio da Iniciação à Docência. Ou seja, trata-se de um programa que, coordenado pelas universidades, desenvolve a iniciação dos licenciandos à docência nas escolas públicas.

 Desde o ano de 2014, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) conta com grupos de Pibid, e mais recentemente, desde o lançamento do Edital 07/2018 da Capes, o grupo de licenciandos em processo de Iniciação à Docência foi renovado, estando estes em atuação desde o mês de setembro de 2018.

 Segundo o professor João Ricardo Neves da Silva, do Instituto de Física e Química (IFQ), coordenador institucional do Pibid na Unifei, alunos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química da Universidade fazem parte do programa, que é desenvolvido sempre em parceria com a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Itajubá, pois conta com a participação de professores das escolas estaduais que trabalham como supervisores dos licenciandos em atuação nas escolas.

 Dentre as atividades principais dos ‘pibidianos’ nas escolas, destacam-se: o trabalho em sala de aula junto aos professores das disciplinas, buscando desenvolver e aplicar metodologias de ensino inovadoras e atividades diferenciadas; trabalhos individuais com alunos e alunas da educação básica que apresentam dificuldades de aprendizagem, além de ações de incentivo aos alunos e alunas das escolas, tais como feiras de Ciências, visitas à Unifei, monitorias e plantões de estudo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

 Atualmente o grupo Pibid – Unifei atua nas escolas estaduais Silvério Sanches, Professor Antônio Rodrigues D’Oliveira e Barão do Rio Branco, situadas nos bairros Vila Rubens, Cruzeiro e Imbel, respectivamente, em Itajubá. “A oportunidade de lidar com a realidade escolar, planejar e desenvolver ações pontuais em consonância com os objetivos e necessidades das escolas, além de participar do ambiente escolar, proporciona aos futuros professores em formação o desenvolvimento tanto de habilidades de ensino de conteúdo específico, quanto de desenvoltura para a lida com os alunos e respeito às regras da escola”, explicou o professor João Ricardo.

 Segundo o docente, o Pibid – Unifei estará em atuação durante todo o ano letivo de 2019 e espera colher frutos no que se refere à formação de professores para a Educação Básica que seja mais conectada com os anseios, necessidades e dificuldades do ensino na Educação Básica.

 A equipe atual do Pibid – Unifei é composta por 30 alunos de Iniciação à Docência, três professores supervisores da rede estadual de Educação de Minas Gerais, uma professora da Unifei voluntária e o coordenador institucional do programa na Universidade.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual desses nomes deveria ser o próximo prefeito de Itajubá/MG

40.0%
18.4%
24.8%
4.2%
12.5%