23/05/2019 às 08h17min - Atualizada em 23/05/2019 às 08h17min

Comitiva de Itabira visita a Unifei e conhece ecossistema de empreendedorismo e inovação de Itajubá

Unifei

A visita reuniu os prefeitos de Itabira, Ronaldo Magalhães, e de Itajubá, Rodrigo Riera; secretários municipais; assessores; vereadores; o reitor, professor Dagoberto Alves de Almeida, e vários docentes da Unifei.

Entre os locais visitados esteve o Centro de Empreendedorismo da Unifei (CEU).

 

 Nos dias 2 e 3 de maio, representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal e do Campus da Unifei de Itabira, realizaram uma visita ao campus sede Universidade Federal de Itajubá.

 A comitiva foi formada pelo prefeito de Itabira, Ronaldo Lages Magalhães; pelos secretários municipais de Governo, Ilton Araújo Magalhães; de Obras, Ronaldo Lott Pires; de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Don Carlos; de Educação e Esporte, José Gonçalves Moreira; pelos assessores de Gestão, Programas e Metas, Celso Matosinho da Silva, e de Projetos e Captação de Recursos, José Wilson Campos, e pelos vereadores Eraldo Noronha Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, e Solimar José da Silva.

 Além da comitiva da Prefeitura e da Câmara, estiveram presentes o vice-diretor do campus da Unifei de Itabira, Élcio Franklin de Arruda, e o professor Giovani Bernardes Vitor, do Instituto de Ciências Tecnológicas (ICT).

 Os visitantes foram recebidos na Reitoria da Unifei pelos professores Dagoberto Alves de Almeida, reitor; Marcel Fernando da Costa Parentoni, vice-reitor; José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria; Edson de Oliveira Pamplona, pró-reitor de Extensão, e Juliana Caminha Noronha, diretora de Empreendedorismo e Inovação, além do servidor Alessandro Augusto Nunes Campos, coordenador de Fomento de Pesquisa e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Também recepcionaram os visitantes o prefeito de Itajubá, Rodrigo Imar Martinez Riera e os secretários municipais de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio, José Fernando Grassi Bissacot, e de Coordenação Geral e Gestão, Carlos Vitor Rodrigues Conti, que também é diretor de Inovação da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai), além de Plínio Ribeiro Leite, presidente da Fundação de Pesquisa e Assessoramento a Indústria (Fupai).

 As visitas se iniciaram na sala de reuniões do Conselho de Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Cepead), na qual foram apresentados aos convidados a estrutura e as atividades da Unifei no decorrer dos anos de sua existência desde sua fundação em 1913, destacando seus ex-alunos que atuaram e atuam em várias entidades e empresas de renome no Brasil e no exterior.

 Na oportunidade, foi comentado sobre o estudo de impacto econômico da Unifei na cidade de Itajubá, no Estado de Minas Gerais e no Brasil, que foi realizado recentemente por um grupo de professores e alunos do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) e que está servindo de base para estudos similares que seriam realizados em outras universidades brasileiras.

 Na ocasião, foi destacada a cessão de uma área de expansão da Unifei para a a Inovai, visando à implantação do Parque Científico e Tecnológico de Itajubá, e os visitantes puderam obter mais detalhes sobre o ecossistema de inovação e empreendedorismo de Itajubá.

 Também foram apresentadas informações sobre a cidade de Itajubá, com destaque para suas principais empresas e instituições ligadas ao desenvolvimento científico e tecnológico. Foram discutidas ainda futuras obras e parcerias entre as duas prefeituras e a Unifei, além de projetos futuros entre os dois campi.

 O prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães, agradeceu o professor Dagoberto e aos demais representantes da Unifei pela acolhida a sua comitiva, bem como ao prefeito e secretários municipais de Itajubá. Ele lembrou que Itabira é uma cidade que já passou por diversas transformações, citando as fases do ouro, da siderurgia e da mineração e reconheceu a importância do campus da Unifei na oferta de desenvolvimento tecnológico naquela cidade, como uma alternativa à escassez da atividade mineradora prevista para os próximos anos.

 Já o prefeito de Itajubá, Rodrigo Riera, destacou a união que existe entre a administração municipal e a Reitoria da Unifei e reconheceu a importância da Universidade para a cidade e a região sulmineira, o Estado de Minas Gerais e o Brasil com a difusão do conhecimento e o desenvolvimento de diversas pesquisas.

 Por fim, o professor Dagoberto manifestou sua satisfação em receber os visitantes e disse que a Unifei desenvolve importantes projetos que beneficiam não somente seu público interno e que a Instituição está de portas abertas para as comunidades de Itajubá e Itabira e de seu entorno, criando e disseminando conhecimento.

 Logo após a reunião, os convidados seguiram para o Centro de Empreendedorismo Unifei (CEU), onde foram acompanhados pela professora Juliana Caminha e puderam conhecer as diversas atividades e projetos já desenvolvidos, bem como os que estão previstos para acontecerem com a reforma e construção de novos espaços no IEPG, onde estão centralizadas as diversas atividades de inovação.

 A comitiva e representantes da Unifei e da Prefeitura de Itajubá seguiram para o Restaurante Universitário, onde os visitantes puderam conhecer o sistema oferecido pela Universidade a alunos, docentes e servidores na área de alimentação e que é similar ao que está sendo proposto para o campus da Unifei de Itabira.

 Após o almoço, os visitantes puderam assistir a uma apresentação sobre a Inovai, feita pelo seu diretor de Inovação, Carlos Conti. Na sequência, a comitiva finalizou o primeiro dia com uma visita à Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (Incit), que fica Complexo Histórico e Cultural da Unifei, na região central de Itajubá, onde puderam conhecer algumas startups nela instaladas.

 No dia 3 de maio, a comitiva de Itabira participou de uma reunião na Prefeitura de Itajubá e de uma visita ao Parque Municipal da cidade. Depois, seus compromissos na cidade foram finalizados com uma visita à empresa Helicópteros do Brasil S. A. (Helibras), onde puderam conhecer as atividades e produtos desenvolvidos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual desses nomes deveria ser o próximo prefeito de Itajubá/MG

40.1%
18.3%
24.8%
4.3%
12.6%