08/05/2019 às 16h48min - Atualizada em 08/05/2019 às 16h48min

Confira 9 estratégias para reduzir custos nos pequenos negócios

Com a crise econômica, muitos empresários viram o faturamento encolher e foram obrigados a rever custos e gastos para não fechar as portas. E para ajudar esses empresários, o Hoje em Dia listou nove dicas, que passam basicamente pela mudança de comportamento.

Confira então as dicas que podem ajudar você a reduzir os custos da sua empresa sem comprometer a eficiência do negócio:

 

1) Reduza gastos com luz, telefone e papel

O gasto com energia pode ser reduzido, dando preferência à luz natural, abrindo as janelas, por exemplo, ou ainda com a simples troca de lâmpadas incandescentes por LED. Outras dicas são: evitar equipamentos em stand by e instalar equipamentos de ar-condicionado com tecnologia Invert. Os custos com telefone podem ser reduzidos por meio da contratação de pacotes de novos planos corporativos ou da utilização de aplicativos de internet. Já o papel pode ser impresso em frente e verso ou você pode fazer a opção pelo envio de documentos por aplicativos, e-mails ou nuvem.

 

2) Procure planejar as compras de acordo com o giro das vendas

A baixa rotatividade de estoque deve ditar o ritmo também das compras. A implantação de um sistema de controle de estoques pode ajudar.

 

3) Avalie seus gastos com fornecedores e bancos

Analise como está a prática de negociação com seus fornecedores, reavalie contratos, renegocie. Faça um levantamento do que é gasto com tarifas bancárias, pesquise as taxas em outras instituições financeiras e renegocie.

 

4) Planeje de forma consciente

Crie e estimule metas mensais, semestrais ou anuais palpáveis e que possam ser alcançadas. Realize análises e pesquisas sobre o seu negócio, faça comparação com outras empresas do mesmo segmento.

 

5) Fique atento ao excesso de controle

É preciso controlar o que é essencial para a empresa. O custo do controle não pode ser maior que a realização da atividade. Por isso, é preciso implantar processos que possam ser medidos e que tragam resultados eficientes.

 

6) Leve em consideração os custos com uma demissão ou contratação

Veja se é essencial contatar novos funcionários ou se é melhor terceirizar. Em caso de demissão, levante todos os custos envolvidos e verifique se será realmente vantajoso. Considere o tempo que ficará sem o funcionário e o período de adaptação do novo contratado.

 

7) Reduza custos com logística e fretes

Ao negociar a compra de uma mercadoria, leve em consideração não somente o preço do produto, mas também do seu frete, que poderá encarecer a mercadoria adquirida.

 

8) Reduza gastos com copos descartáveis

A pausa para o cafezinho e para a água favorece o uso de copos plásticos descartáveis. Uma solução criativa e ambientalmente correta é incentivar seus funcionários a utilizarem canecas individuais e personalizadas.

 

9) Faça adesão ao regime de tributação mais adequado para a sua empresa

Faça uma simulação nos regimes de tributação Lucro Presumido, Lucro Real ou Simples Nacional e apure a opção que resulte em uma menor carga tributária. Um contador ou o Sebrae podem ajudar na simulação.

 

Fonte: Sebrae Minas

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual desses nomes deveria ser o próximo prefeito de Itajubá/MG

40.2%
18.3%
24.6%
4.3%
12.6%