19/04/2019 às 18h34min - Atualizada em 19/04/2019 às 18h34min

Prefeitura participa de evento Six Sigma na Unifei

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

A Prefeitura de Itajubá participou, na manhã desta segunda-feira, dia 15 de abril, do evento de Six Sigma, realizado no Instituto de Engenharia de Produção de Administração (IEPG), na Universidade Federal de Itajubá (Unifei). 

O encontro foi coordenado pelo Prof. Dr. Pedro Paulo Balestrassi, que ministra a matéria na Unifei. O objetivo foi a troca de sugestões e considerações sobre vários assuntos, processos e melhorias nas mais diversas áreas, como Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Gestão, Saúde, Desenvolvimento Social, Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, entre outros. 

Participaram do evento os secretários municipais de Saúde, Nilo Baracho; de Desenvolvimento Social, Robson Vaz; de Agricultura, José Henrique Jacarini; de Coordenação Geral e Gestão, Carlos Conti; os diretores da Secretaria de Meio Ambiente, Wagner e Larissa, representando o secretário Ricardo Augusto Ferreira; e o secretário de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, Fernando Bissacot, parceiro do Prof. Dr. Balestrassi em mais esta iniciativa conjunta entre Prefeitura e Unifei. 

O professor Balestrassi, de maneira inovadora, adotou a metodologia Six Sigma, reconhecida mundialmente, para melhoria e novos processos para a cidade de Itajubá. O Six Sigma ou Seis Sigma pode ser definido como um conjunto de práticas desenvolvidas para maximizar o desempenho dos processos dentro da organização, eliminando defeitos e não conformidades. 'O curso de EPR901, Cidade Six Sigma, é ofertado a alunos em final de curso da Unifei, que desejam deixar um legado para a cidade através de desenvolvimentos de projetos de melhoria. Tais projetos estão relacionados a problemas do município, onde os alunos trabalham em equipe, tendo como parceiros os profissionais da prefeitura. A metodologia Six Sigma tem sido utilizada com êxito por empresas do mundo todo, mas iniciativas no setor público são praticamente inexistentes no Brasil. Em Itajubá, com a forte parceria entre a prefeitura e a Unifei, essa iniciativa é possível. Assim, alunos motivados e voluntários, procuram resolver problemas crônicos da cidade usando uma metodologia estruturada. Uma média de 20 projetos anuais são abordados em tal iniciativa', disse o professor. 


 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual desses nomes deveria ser o próximo prefeito de Itajubá/MG

41.1%
19.4%
23.2%
4.5%
11.9%