19/04/2019 às 18h19min - Atualizada em 19/04/2019 às 18h19min

Inatel oferece curso de robótica para Professores do Ensino Médio e Fundamental

INATEL

 

CursoArduínoProfessores AulaPresencial 13Abr19 1

Vinte professores de escolas públicas e particulares receberam aulas práticas e teóricas de robótica, no sábado, 13, no campus do Inatel. Esse foi o único encontro presencial do projeto – Arduino: Da Teoria à Prática – que oferecerá uma capacitação online para docentes do Sul de Minas. A demanda surgiu dos próprios educadores após acompanharem a empolgação dos alunos nos Torneios de Robótica Arduino Challenge, que é voltado ao Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Cada professor ganhou um kit fabricado pelo Inatel para o desenvolvimento do estudo. Os convidados para a turma piloto farão uma introdução ao Arduino, em um treinamento a distância de 40 horas, divididas em cinco módulos, com o objetivo de instruir os professores-alunos a trabalharem aspectos técnicos e comportamentais em sala.

Diego Henrique da Costa, do Núcleo de Relacionamento com os Colégios e responsável pelo evento afirma que “durante a aula presencial, oferecemos desde informações sobre a definição do Arduino, construções de experimentos, programação e eletrônica, além de como desenvolver espírito de liderança, trabalho em equipe, resiliência e concentração.”

De acordo com a Professora Janete Mallete Ribeiro, uma das incentivadoras deste curso para professores, a oportunidade oferecida pelo Inatel vai transformar a realidade de muitos estudantes que não teriam a chance de conhecer a robótica até checar à faculdade. “Buscamos esta capacitação pensando nos alunos e, principalmente, aqueles da rede pública que não têm tanto acesso a este tipo de material e aqui (no Inatel) eles conseguem ter!”

Fabiana Fonseca participou com apenas 15 anos do torneio voltado ao ensino médio e conta que o interesse por robótica só cresceu desde então, o que a ajudou decidir onde faria sua graduação. “Eu sempre achei a estrutura do Inatel forte e gostava demais de tudo o que via”, relata a aluna do primeiro período de Engenharia de Controle e Automação, recém-ingressada após o vestibular de dezembro 2018.

A experiência de Gustavo Aguiar foi semelhante. Ele participou do Arduíno Challenge e, assim que terminou o ensino médio, sem contato nenhum com programação, prestou vestibular e como aluno de Engenharia de Telecomunicações, primeiro se ofereceu como voluntário e atualmente é bolsista do Torneio que o trouxe para a faculdade. Gustavo e Fabiana são exemplos da influência positiva que a tecnologia pode acarretar ao jovem em processo de decisão do futuro profissional.

Em 2019, o Arduino Challenge completa cinco anos, na última edição participaram mais de 800 estudantes da região e de outros estados. A competição visa despertar o interesse para as carreiras de Tecnologia, o público-alvo são alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II e 1° ano do Ensino Médio, os interessados não precisam de conhecimentos técnicos para participarem.

E o Torneio Arduino Challenge 2019 vem aí! Este ano com o tema Vingadores - Guerra Infinita.

CursoArduínoProfessores AulaPresencial 13Abr19 23Clique para ver as fotos da aula presencial!

CursoArduínoProfessores AulaPresencial 13Abr19 24

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual desses nomes deveria ser o próximo prefeito de Itajubá/MG

39.6%
18.1%
26.1%
4.1%
12.1%