29/11/2018 às 08h07min - Atualizada em 29/11/2018 às 08h07min

Mutirão ajuda pessoas com deficiência a encontrar vagas de emprego em Varginha, MG

G1 SUL DE MINAS

EPTV
A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Varginha (MG) realizou um mutirão para ajudar pessoas com deficiências a encontrar vagas de emprego nesta quarta-feira (28). O evento aconteceu no mesmo dia em que é comemorado nacionalmente o Dia D da inclusão e contou com mais de 200 participantes.

Desde 1991, empresas brasileiras são obrigadas a reservar de 2% a 5% das vagas para candidatos com alguma deficiência ou limitação – é a chamada Lei das Cotas, que tem objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Segundo o Supervisor de Acessibilidade e Mobilidade Urbana do UAI, Rodrigo Olegário da Silva, muitos candidatos ainda encontram resistência das empresas ao tentar ingressar no mercado de trabalho.


“A legislação traz consigo vários artigos de punição. O mais comum é multa. Já tivemos casos em Varginha de multas de R$ 600 mil. A pessoa com deficiência é uma pessoa normal, absolutamente capaz e produtiva, esse é o foco no dia de hoje, fomentar as ações do encontro do empregador com o empregado”, afirma.

Atualmente, os direitos de pessoas com deficiência são garantidos pelo Ministério do Trabalho e pelo Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência.

O cadeirante Carlos Eduardo trabalha no mesmo local há 12 anos e reconhece a importância do emprego em vários aspectos da vida pessoal. “Costumo falar que eu me incluí no mundo, porque eu não saía, eu ficava em casa. Passei a participar e ter uma vida”, conclui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual desses nomes deveria ser o próximo prefeito de Itajubá/MG

53.9%
21.1%
12.9%
4.1%
8.0%