18/11/2018 às 17h16min - Atualizada em 18/11/2018 às 17h16min

Unifei realiza terceira edição do curso de Sistemas Fotovoltaicos

Unifei

Alunos da Unifei participaram do Curso de Sistemas Fotovoltaicos, nos dias 20, 21 e 22 de setembro.

 De 20 a 22 de setembro, aconteceu na Universidade Federal de Itajubá (Unifei) a terceira edição do curso de Sistemas Fotovoltaicos, organizado pelo professor Christian Jeremi Coronado Rodriguez, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), que foi destinado a alunos de graduação e pós-graduação e ao público em geral.

 Um sistema de energia solar fotovoltaico, também chamado de sistema de energia solar ou, ainda, sistema fotovoltaico, é capaz de gerar energia elétrica através da radiação solar. Segundo o professor Christian, instalações fotovoltaicas são cada vez mais frequentes em residências e comércios. “O aumento da tarifa de energia elétrica está incentivando o uso da energia solar para gerar a própria energia elétrica. Eu mesmo possuo um sistema FV em casa e pago menos da metade do valor da energia elétrica que eu acostumava pagar a cada mês”, afirmou.

 O curso foi dividido em três partes, sendo cada uma ministrada por um especialista. A primeira parte correspondeu ao Dimensionamento de Sistemas Fotovoltaicos (FV) on grid e off grid, Controle online de um sistema FV real instalado em residência e exemplos de Tarifação de Contas de Energia Elétrica com o sistema FV. Na sequência, o professor Christian Coronado finalizou com a montagem em bancada didática das placas fotovoltaicas. A aula prática foi realizada na área verde, próxima ao lago da Unifei.

 A segunda parte foi o Treinamento em Simulação Computacional de usinas solares usando o programa PVsyst, ministrada pelo engenheiro Nadion Silveira, ex-aluno de Mestrado da Unifei que possui amplo domínio no tema. Finalmente, a última parte tratou sobre Investimentos e viabilidade econômica em Sistemas Fotovoltaicos, sendo ministrada pelo professor Victor Valério, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) da Unifei.

Mini usina solar fotovoltaica

 No dia 21 de setembro, a Unifei foi uma das instituições contempladas com a doação de uma mini usina solar fotovoltaica de 1,2 kWp, no valor de R$ 8.000,00 aproximadamente, como parte do Chamamento Público 001/2018 da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) do Estado de Minas Gerais.

 Foram doadas 20 usinas no total, e a publicação do resultado da seleção das instituições públicas de ensino superior selecionadas, atendeu a 19 municípios em 14 dos 17 territórios de gestão do Estado de Minas Gerais, e a 11 das 17 instituições que se habilitaram.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual desses nomes deveria ser o próximo prefeito de Itajubá/MG

40.4%
18.3%
24.5%
4.4%
12.4%