12/11/2018 às 17h35min - Atualizada em 12/11/2018 às 17h35min

Internet das coisas: iniciativa chega a Itajubá

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

A Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (INOVAI), em parceria com as empresas TIM e Ericsson do Brasil, e com apoio da Prefeitura de Itajubá e da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), lançou a Solução NBIoT - Internet das coisas. O evento foi realizado no auditório do EXCEN, na Unifei, no dia 9 de novembro. 

A solenidade contou com a presença do prefeito Rodrigo Riera, do vice-prefeito Christian Gonçalves; do reitor da UNIFEI, professor Dagoberto Alves de Almeida; do presidente da Ericsson Brasil, Eduardo Ricotta; e do gerente do Centro Tecnológico da TIM, Átila Leão Flores Xavier.Por intermédio da TIM, será ativada uma rede NB-IoT - Internet das coisas no município de Itajubá. A infraestrutura foi implementada em parceria com a Ericsson, sobre a rede comercial 4G já usada pela tele. Além disso, TIM e Ericsson firmaram acordo com a INOVAI, que cederá tecnologia a startups locais para desenvolvimento de soluções NB-IoT. Também há parcerias com instituições de ensino, como a UNIFEI. As startups selecionadas pela associação terão acesso à plataforma em nuvem IoT Accelerator, da Ericsson. 

No lançamento da Solução NBIoT, os presentes puderam acompanhar a apresentação do Plano Nacional de IoT, receberam informações sobre Solução NB IoT para o País, e também sobre as Aplicações NB IoT no Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação de Itajubá. Outro tema abordado foi IoT para Negócios no Brasil. 

O evento foi uma iniciativa da INOVAI, Tim e Ericsson, com apoio da Prefeitura de Itajubá, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (FACESM), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajubá (CDL), do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (SIMMMEI), e da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá (ACIEI). 

O que é Internet das coisas? 

A Internet das coisas se refere a uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados do dia a dia (Um tênis inteligente com bluetooth que vibra para ajudar a achar o caminho ou uma geladeira inteligente vem com apps para manter a alimentação saudável, por exemplo) à rede mundial de computadores. A ideia é que, cada vez mais, o mundo físico e o digital se tornem um só, através de dispositivos que se comunicam com os outros: os data centers e suas nuvens. 




 

Lançamento da Solução NBIoT - Internet das coisas

O prefeito Rodrigo Riera participou da solenidade de abertura do evento

Empresas apresentaram seus projetos

Prefeito Rodrigo Riera e o vice-prefeito Christian Gonçalves acompanham a apresentação da rede NB-IoT - Internet das coisas que será ativada no município de Itajubá

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual desses nomes deveria ser o próximo prefeito de Itajubá/MG

40.4%
18.3%
24.5%
4.4%
12.4%