22/07/2017 às 19h07min - Atualizada em 22/07/2017 às 19h07min

Representantes da empresa Siva Power fazem visitas à Unifei

Integrantes da empresa norte-americana Siva Power estiveram fazendo visitas à Reitoria e a alguns laboratórios da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). A empresa, que produz painéis fotovoltaicos, dispositivos utilizados para a geração de energia elétrica, construirá uma unidade na cidade de Itajubá.

 Nas visitas estiveram presentes os executivos da empresa Kurt Hameeuw, diretor-presidente da Siva Power; Antonio Ferreira Granadeiro Filho, diretor de Desenvolvimento de Negócios; Markus E. Beck, diretor de Tecnologia; Maurício Almeida Cunha Filgueiras, da empresa Grower, e Jaime Oliveira, da Siva Brasil. Eles foram acompanhados por representantes da Prefeitura Municipal de Itajubá (PMI), como o secretário de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, José Fernando Grassi Bissacot, e a diretora do Departamento de Indústria e Comércio, Maria Sircia de Sousa.

 A empresa conheceu as potencialidades da Unifei na área de geração de energia solar e a partir de resíduos. Os visitantes estiveram nos Laboratórios de Energia Heliotérmica, de Tecnologia Solar Fotovoltaica (que está em fase de implantação), de Sensores e Dispositivos e de Etiquetagem de Bombas. Eles também conheceram o Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen), o Centro de Estudos em Qualidade da Energia e Proteção Elétrica (QmaP) e o Núcleo de Excelência em Geração Termelétrica e Distribuída (Nest).

 Os representantes da Siva Power também foram recebidos pelo professor Roberto Alves de Almeida, do Instituto de Recursos Naturais (IRN), durante a visita ao Complexo Histórico e Cultural da Unifei, que engloba o Casarão Histórico, o Auditório Antonio Rodrigues d’Oliveira (AARO), o Centro Técnico-Cultural (CTC) Pedro Mendes dos Santos, o Laboratório Thermo-Hydro-Electrico (LTHE) e o Prédio 2, onde se encontra o Museu de Ciência e Tecnologia, todos localizados no Centro de Itajubá.

Visita à cidade de Itajubá

 Os representantes da empresa se reuniram com o prefeito de Itajubá, Rodrigo Imar Martinez Riera, e alguns de seus secretários, no Centro Administrativo Municipal, para tratar detalhes da implantação da empresa na cidade. Em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), a empresa confirmou seu interesse em se instalar em Itajubá num projeto de 200 milhões de dólares.

 Segundo informações da PMI, a unidade da Siva Power deverá ser construída no Distrito Industrial 4, entre Itajubá e Piranguinho, e sua primeira linha de produção deverá começar a operar em 2019, além de outras três que serão instaladas oportunamente. Com as quatro linhas em atividade, devem ser gerados, aproximadamente, 800 novos empregos diretos no município.

 Durante a visita dos executivos à PMI, foram-lhes repassadas informações sobre o desenvolvimento de Itajubá nas áreas de indústria, tecnologia e qualidade de vida, bem como sobre investimentos e serviços em preservação do meio-ambiente e na área da saúde disponíveis no município, assim como as vantagens, logísticas e ambientais de Itajubá estar inserida em uma região como a Serra da Mantiqueira.

 Além da PMI, os visitantes puderam conhecer o Teatro Municipal Christiane Riêra, o Parque da Cidade, o terreno em que a empresa será instalada, as obras do Laboratório de Alta Tensão do Instituto Senai de Inovação, as empresas Honeywell e Balteau e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (Incit). Eles também participaram de uma reunião com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (Simmmei) e empresas convidadas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual desses nomes deveria ser o próximo prefeito de Itajubá/MG

40.4%
18.3%
24.5%
4.4%
12.4%