14/10/2017 às 11h01min - Atualizada em 14/10/2017 às 11h01min

Profissionais da Unifei automatizam pequena central hidrelétrica em Delfim Moreira

site Unifei


Uma pequena central hidrelétrica (PCH) de cachoeira, instalada em um hotel fazenda de Delfim Moreira – MG, há vinte anos, passou a contar com um circuito eletroeletrônico Bambozzi, de fabricação nacional, efetivado com êxito, no primeiro semestre deste ano, pelo engenheiro e professor Dr. Angelo José Junqueira Rezek, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

 De acordo com matéria, veiculada recentemente no jornal virtual Momento Itajubense, assinada pelo seu editor, Zulcy Borges, a energia da PCH de 30 kW, do Hotel Fazenda Boa Esperança, é gerada pelo desvio de uma cachoeira nascente do rio Sapucaí, na Serra da Mantiqueira. A hidrelétrica vem servindo de laboratório de pesquisa e ensino para especialistas e alunos de pós-graduação da Unifei, além de receber visitas de alunos e professores de escolas de nível médio de Itajubá e região.

 O projeto da pequena central, de coordenação geral do engenheiro e professor Augusto Nelson Carvalho Viana, vem se destacando nacional e internacionalmente depois de motivar tese de doutoramento “Implementação de uma microcentral hidrelétrica, com gerador de indução em operação isolada para atendimento de comunidades rurais”, do engenheiro Alexandre Viana Braga, aprovada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Unifei.

 O material informa que o projeto desenvolvido possibilitou não somente a produção da tese citada, como também sua publicação no periódico científico de circulação internacional Renewable Energy, e que, além disso, foram feitos vários artigos em revistas de circulação nacional e internacional. O autor da tese, engenheiro Alexandre, recebeu convites para apresentação do trabalho na China, Coréia do Sul, Dubai, Escócia e Inglaterra.

 Em entrevista ao Momento Itajubense, o professor Angelo Rezek, orientador do doutorado do engenheiro Alexandre, destacou que a tese teve como base a pequena central de Delfim Moreira e foi classificada como segunda melhor tese de sua área no ano de 2015, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Unifei.

 No material veiculado, o professor Angelo Rezek ressaltou: “Temos grande expectativa de aplicação do sistema simples e eficiente de fechamento emergencial da comporta, em futuros projetos de pequenas centrais em geral, como, por exemplo, um da empresa GR Turbinas Hidráulicas, de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, que já implementa um projeto similar ao do da Boa Esperança, no pesqueiro Lageado, também em Delfim Moreira”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual desses nomes deveria ser o próximo prefeito de Itajubá/MG

40.1%
18.3%
24.8%
4.3%
12.6%