07/03/2019 às 08h26min - Atualizada em 07/03/2019 às 08h26min

Unifei sedia evento da Inovai sobre edital de inovação em eficiência energética

UNIFEI SITE

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), sediou no dia 20 de fevereiro, às 18 horas, no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen), um workshop para apresentação do Edital de Chamada Pública de Inovação em Eficiência Energética – Efficientia (001/20019), que tem o objetivo de selecionar parceiros para desenvolvimento de projetos inovadores para conservação e o uso racional de energia elétrica.

 Antes da realização do evento, a Efficientia S.A., subsidiária da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), já havia disponibilizado, em sua página na internet, a minuta do citado edital visando à seleção de parceiros para o desenvolvimento de projetos inovadores para a conservação e uso racional de energia elétrica destinada aos seus diversos usos finais e a qualquer setor da economia. Os agentes interessados poderiam encaminhar comentários e sugestões sobre o edital para a empresa até o dia 22 de fevereiro, sexta-feira.

 Durante o evento alunos, professores, pesquisadores, empresários e demais interessados no assunto puderam propor ajustes no edital que está em consulta pública e deve ser lançado no mês de março ou de abril. O foco são produtos, serviços, sistemas ou metodologias que, após a pesquisa e desenvolvimento, possam ser entregues e comercializados por uma startup ou spin-off.

 O evento foi uma iniciativa da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai) e contou com as presenças de professores e alunos da Unifei, representantes da Efficientia, empresários, integrantes da imprensa e outros convidados. A abertura foi feita pelo reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida, que agradeceu a presença dos visitantes e ressaltou a importância de os membros da Inovai estarem mais uma vez presentes na Universidade para tratar de um assunto relevante para todo o ecossistema de empreendedorismo e inovação de Itajubá.

 Na sequência, os representantes da Efficientia, Ricardo Dimas, Davidson e Luiz Carlos, fizeram uma apresentação do edital citado, destacando os seguintes pontos: etapas do trabalho, projeto piloto, tipos e características dos projetos a serem apresentados, cronograma a ser seguido, critérios de avaliação das propostas, exigências da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e vantagens para os proponentes.

 Após as colocações feitas, o diretor de Inovação da Inovai, engenheiro Carlos Vitor Rodrigues Conti, abriu a palavra aos participantes para que pudessem apresentar suas dúvidas e sugestões quanto ao edital, as quais foram acolhidas e respondidas pelos representantes da Efficientia.

Participações

 Além do reitor da Unifei, estiveram presentes no evento os professores Edson de Oliveira Pamplona, pró-reitor de Extensão, José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria; Carlos Henrique Pereira Mello, diretor de Extensão Tecnológica e Empresarial da Pró-Reitoria de Extensão (Proex); Edson da Costa Bortoni, José Carlos Grilo Rodrigues e Roberto Akira Yamachita, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE), e Jamil Haddad, docente aposentado que participou como convidado.

 O evento contou ainda com as presenças de Maria Sircia de Sousa, diretora do Departamento de Indústria e Comércio da Secretaria Municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio, e de integrantes de empresas incubadas e outras já estabelecidas no mercado que atuam no setor de energia elétrica, como é o caso da Advantech, representada pelo seu presidente, o engenheiro Mário Franco Neto.

Outras atividades

 No dia 20 de fevereiro, antes do evento no auditório do Excen, os representantes da empresa Efficientia fizeram uma visita à Pró Reitoria de Extensão (Proex), onde foram recebidos pelo coordenador de Fomento, Pesquisa e Desenvolvimento, Alessandro Augusto Nunes Campos. Posteriormente, eles visitaram alguns laboratórios da Unifei e puderam conhecer projetos como o do Centro de Gestão e Monitoramento de Energia (CGME), desenvolvido em parceria com a empresa Advantech, cujo objetivo é desenvolver um conjunto de ações para gerir e monitorar, de forma sustentável e eficiente, a energia da Unifei, tendo como ponto inicial o Conjunto I, composto pelo ISEE.

 Além das atividades realizadas no campus sede da Universidade, os visitantes participaram, no dia seguinte, de uma apresentação da Inovai, na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (Incit), que fica no Complexo Histórico e Cultural da Unifei, na região central da cidade. Carlos Conti e Maurício de Pinho Bitencourt, respectivamente diretor de Inovação e diretor executivo da Inovai, acompanharam a visita.

Sobre a Efficientia

 A Efficientia é uma subsidiária da Cemig, empresa que tem atuação destacada na área de eficiência energética desde 1966, sempre se aprimorando, nas ações de combate ao desperdício de energia ao lado dos seus clientes.

 Com a criação da Efficientia em 2002, a Cemig intensificou sua atuação, implantando inúmeros projetos de eficiência e soluções energéticas para seus clientes, que passaram a contar com serviços de elevada qualidade nesta área.

 Considerada uma grande Energy Service Company (ESCO) do Brasil, a Efficientia atua no mapeamento de oportunidades, execução, acompanhamento e verificação dos resultados, viabilização técnica e, em alguns casos, viabilização financeira de projetos.

Sobre a Inovai

 Criada em agosto de 2017, por um consenso entre entidades dos governos federal, estadual e municipal, associações de classe dos setores da indústria, do comércio e serviços e instituições de ensino, a Inovai se propõe a gerir, de forma colaborativa, as ações e atividades de inovação e empreendedorismo em Itajubá.

 Seus sócios fundadores são a Unifei; a Prefeitura Municipal de Itajubá; a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Minas Gerais (Sedectes); a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (Facesm); a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá (Aciei); a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajubá (CDL) e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (Simmmei).

No workshop foi feita a apresentação do Edital de Chamada Pública de Inovação em Eficiência Energética – Efficientia (001/20019).

O evento foi realizado no dia 20 de fevereiro, no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen), no campus sede da Unifei.

O reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida, e outros docentes estiveram presentes no evento.

A apresentação do edital foi feita por um dos representantes da Efficientia.

Após a apresentação, os participantes puderam apresentar suas dúvidas e sugestões quanto ao edital.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual desses nomes deveria ser o próximo prefeito de Itajubá/MG

40.1%
18.3%
24.8%
4.3%
12.6%